- Portugal possui um sistema de saúde público chamado Serviço Nacional de Saúde (SNS). O SNS oferece serviços de saúde gratuitos ou a preços subsidiados para residentes em Portugal, incluindo estrangeiros com residência legal no país. Como brasileiro, você terá direito a acessar o SNS desde que tenha residência legal em Portugal.
2. Registro no SNS: Para utilizar o SNS, é necessário obter o seu número de Utente. Ele é atribuído a cada pessoa para a identificar no acesso aos serviços das unidades públicas de cuidados de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Para obter o número de utente você precisa se dirigir presencialmente a um centro de saúde mais próximo da sua residência , e apresentar um documento de identificação válido, comprovante de residência e o seu número de contribuinte fiscal (equivalente ao CPF no Brasil).
3. Médico de família: Ao se registrar em uma unidade de saúde, você será designado a um médico de família. Esse médico será o seu principal ponto de contato para cuidados de saúde primários, como consultas de rotina, exames médicos e encaminhamentos para especialistas quando necessário.
4. Custo dos serviços: A partir de 1 de junho de 2022 , a cobrança de taxas moderadoras acabaram em quase todos os serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O pagamento mantém-se apenas nos serviços de urgência, quando os utentes não têm referência prévia do SNS (através de centros de saúde ou da linha SNS 24) ou não ficam internados após a urgência.
Mesmo nas situações em que se pagam taxas moderadoras, a isenção mantém-se para:
- grávidas e parturientes
- crianças até aos 12 anos, inclusive
- utentes com grau de incapacidade igual ou superior a 60%
- dadores de sangue
- dadores vivos de células tecidos e órgãos
- doentes transplantados
- bombeiros
- militares
- ex-militares das Forças Armadas, com incapacidade permanente devido ao serviço militar
- pessoas com insuficiência econômicacomprovada.
Desde 2020 que as taxas moderadoras estavam a ser progressivamente eliminadas nas consultas dos centros de saúde, exames e análises prescritos no SNS, bem como nas primeiras consultas hospitalares. Com as novas regras acaba igualmente o pagamento das consultas hospitalares de seguimento.
5. PB4 (Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM) e seguro viagem:
PB4 é um Certificado de Direito à Assistência Médica para Brasileiros a turismo, que dá direito ao atendimento em hospitais públicos.
O documento é gratuito, e é emitido pelo Ministério da Saúde do Brasil, oferecendo aos brasileiros as mesmas condições dos cidadãos desses locais no atendimento público, com base em um acordo político feito entre o Brasil e esses países.
Segundo o site Governo Federal, podem solicitar o PB4 online todos os cidadãos brasileiros (nativos ou naturalizados) e os seus dependentes, bastando apenas preencherem um formulário e esperarem até 30 dias para o documento ser liberado.
Seguro viagem: tem direito à saúde privada, cobrindo os seus gastos em hospitais particulares, de acordo com a cobertura que foi contratada.
O seguro viagem oferece outras coberturas, que são importantes para viajar com segurança, como, por exemplo:
- Indenização por perda ou extravio de bagagem;
- Morte acidental;
- Invalidez permanente;
- Repatriação sanitária;
- Despesas odontológicas;
- Auxílio-farmácia, entre várias outras coberturas, dependendo da apólice contratada.
Quer morar em Portugal? Nós podemos te ajudar em todas as etapas deste processo. Fale conosco.
#assessoriamigratoria #assessoriaportugal #relocationportugal #cidadaniaportuguesa #viveremoeiras #viveremlisboa #mudarparaportugal #moraremportugal #vistosportugal #saudeemportugal